fbpx

Holdings de Proteção Patrimonial: O que são e como elas podem ajudar seus negócios?

holding-de-protecao-individual

A constituição de holdings de proteção patrimonial tem se apresentado como uma alternativa eficiente na hora de blindar um determinado patrimônio. O que gera uma série de vantagens para todos os interessados envolvidos.

No entanto, este assunto ainda pode ser motivo de dúvidas para alguns empreendedores. O que faz com que eles estejam perdendo uma grande oportunidade de gerenciar os seus bens e ativos de forma assertiva.

Deste modo, por meio deste artigo, você irá descobrir tudo o que precisa saber sobre as holdings de proteção patrimonial. Além de compreender o seu conceito, também será possível entender como elas podem ajudar um negócio.

Portanto, continue acompanhando conosco e descubra tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Vamos lá?

Leia também o artigo: Contabilidade para médicos e clínicas médicas: conheça a importância de uma parceria especializada.

O que são as holdings de proteção patrimonial?

Quando falamos na palavra “hold”, estamos nos referindo ao ato de assegurar o exercer controle sobre algo. Logo, uma holding tem como objetivo principal controlar parte das ações de um grupo de empresas.

Desse modo, o seu propósito é fazer a gestão dos bens e direitos de outras pessoas jurídicas, ou seja, estamos falando do seu patrimônio. Assim, temos a definição exata das conhecidas holdings de proteção patrimonial.

No momento de entender melhor o que é uma holding, é fundamental compreender também que existem diferentes modelos, como:

  • Pura: Controla somente a atividade de participação e o controle de outras empresas;
  • Participação: Não tem o controle de outras empresas, mas possui participação societária;
  • Controle: Possui participação ou quotas para exercer o controle societário;
  • Mista: Além da atividade como holding, também desempenha atividades como prestação de serviços e comércio.

A seguir, confira também como é o processo de abertura das holdings de proteção patrimonial e quais são as suas vantagens. Acompanhe!

Como abrir holdings de proteção patrimonial?

O processo de uma holding, também conhecida como administradora de bens próprios, acontece como em qualquer outra empresa. Com isso, a primeira etapa deve ser a definição do melhor tipo societário, que pode ser, por exemplo:

  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Anônima (SA).

Aqui, o empreendedor deve compreender que o processo para abrir uma Sociedade Anônima é mais complexo e demanda mais recursos financeiros. Enquanto isso, a Sociedade Limitada se apresenta como um modelo mais simples.

Deste modo, o próximo passo é elaborar o contrato social das holdings de proteção patrimonial, no qual deve constar quais são os bens integralizados. O que pode envolver diferentes fatores, como bens móveis, imóveis, títulos, dinheiro etc.

Ainda é necessário definir o melhor regime tributário, que vai determinar como será feito o recolhimento de impostos. Portanto, constituir uma holding é um processo que demanda o auxílio de um serviço contábil.

Isso porque, os contadores são profissionais com vasta experiência e especialização em abertura de empresas. O que vale também para o processo por trás da constituição de holdings de proteção patrimonial.

Acompanhe também o nosso artigo: Abrir uma empresa em Belo Horizonte: Conheça os principais negócios para investir no “Novo Normal”.

Quem pode abrir uma holding de proteção patrimonial?

Uma dúvida muito comum quando falamos nas holdings de proteção patrimonial diz respeito à sua finalidade. Com isso, é necessário ressaltar que a sua constituição pode ser indicada para qualquer atividade.

No entanto, uma holding pode ser mais vantajosa para determinadas atividades. É o caso de pessoas que realizam a venda e locação de imóveis. Aqui, existe uma série de vantagens tributárias para este tipo de negócio.

Sendo assim, as holdings de proteção patrimonial são indicadas para as pessoas físicas que possuem vários bens. Isso porque, é fundamental buscar por estratégias que possam protegê-los de forma assertiva.

É o que nos leva para o próximo tópico deste artigo, no qual serão apresentadas algumas das vantagens de uma holding patrimonial. Confira a seguir!

Quais são as suas vantagens?

Já foi possível compreender que as holdings de proteção patrimonial são empresas que administram os bens de uma ou várias pessoas pertencentes a um mesmo grupo. Ou seja, agora os sócios podem integralizar o capital, ajudando na tomada de decisão.

Sendo assim, é possível colher alguns benefícios por meio da administração de bens de outras empresas. Confira conosco alguns dos principais exemplos. Vamos lá?

Acompanhe também o artigo sobre o assunto: Planejamento financeiro 2021: como se prepara para as mudanças de mercado?

1. Planejamento tributário

A primeira vantagem por trás da constituição de holdings de proteção patrimonial é a elaboração de um planejamento tributário. Estamos falando de um conjunto de estudos e ações com foco em reduzir o valor pago em impostos.

Deste modo, a tributação de uma holding patrimonial pode ser feita tanto no Lucro Presumido como também no Lucro Real. O que abre espaço para que os seus gestores possam se beneficiar por meio de benefícios fiscais.

Agora, por meio de tais benefícios, é possível reduzir a sua carga tributária, aumentando assim o seu lucro.

2. Planejamento sucessório

Uma segunda vantagem é o planejamento sucessório. Isso porque, uma holding patrimonial prevê como deverá ser feita a divisão do patrimônio nos casos como doação de quotas ou até mesmo falecimento de um dos sócios.

Deste modo, o planejamento sucessório traz consigo o recolhimento do ITCMD (Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação), evitando problemas na hora de fazer a doação ou transferir as quotas para outras pessoas.

Portanto, as holdings de proteção patrimonial surgem como uma alternativa contra danos em um patrimônio, gerando assim benefícios para todas as partes envolvidas. Logo, a fim de constituir uma, tenha o suporte de um serviço especializado!

A CJF Contabilidade é uma empresa comprometida com o crescimento dos nossos clientes. Já são mais de 35 anos atuando em atividades como assessoria contábil, fiscal, trabalhista e paral-legal com eficiência e qualidade.

Nós auxiliamos os nossos clientes em todas as etapas da gestão empresarial. Com isso, entre em contato conosco e descubra como os nossos serviços podem ajudar você e a sua empresa. Estamos esperando o seu contato!

Além disso, não perca a oportunidade de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para outros conteúdos como este!

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Mais Notícias

Entre em Contato