fbpx

Planejamento Sucessório para proteção patrimonial: conheça os benefícios

planejamento-sucessorio-para-potecao-patrimonial

Uma das alternativas jurídicas mais buscadas por famílias que desejam manter um patrimônio em segurança é a elaboração de um planejamento sucessório para proteção patrimonial. Você sabe do que se trata esta ferramenta?

Antes de compreender o que é um planejamento sucessório, é fundamental entender também os motivos pelos quais ele tem se tornado uma alternativa tão relevante no contexto atual.

Uma das principais causas diz respeito à elevada burocracia, demora e  carga tributária que incide sobre o processo de transmissão de bens por herança.

Deste modo, o planejamento sucessório para proteção patrimonial cumpre um papel fundamental. O que você acha de compreender melhor este assunto? Acompanhe o nosso artigo e descubra tudo o que precisa saber!

Confira também o nosso artigo sobre o tema: Planejamento Financeiro 2021: Como se preparar para as mudanças de mercado.

O que é um planejamento sucessório para proteção patrimonial?

Um número cada vez maior de pessoas têm se interessado por construir um patrimônio, com o intuito de ter um maior conforto no futuro. Assim, é possível repassá-lo para as próximas gerações com mais segurança.

Deste modo, estamos falando de uma alternativa que tem como objetivo organizar e destinar os bens de um rol familiar. O que pode incluir, por exemplo:

  • Imóveis;
  • Investimentos;
  • Empresas;
  • Bens móveis;
  • Valores em dinheiro.

Ao elaborar um planejamento sucessório para proteção patrimonial, é possível evitar transtornos jurídicos que incidem sobre o processo de transmissão de bens.

Na maioria das vezes, este processo acaba se arrastando por muitos anos, gerando despesas consideráveis para o patrimônio familiar. Além disso, ele também pode gerar um desgaste entre os membros de uma família.

Por que investir na proteção patrimonial?

Milhares de brasileiros estão preocupados com o momento atual. A crise política e financeira que assola o país faz com que muitos busquem por um planejamento, visando se preparar financeiramente para o futuro.

Com isso, a proteção patrimonial se torna uma das principais alternativas para assegurar que o patrimônio pessoal ou de vários membros de uma família se mantenha devidamente seguro.

Da mesma forma que o planejamento financeiro é indispensável para a manutenção de uma empresa no mercado, a proteção de um patrimônio garante que um conjunto de bens esteja seguro e centralizado no patrimônio de uma empresa patrimonial.

Sendo assim, o que você acha de compreender como o planejamento sucessório contribui na proteção patrimonial? Continue a leitura e descubra!

Aproveite para acompanhar também o artigo: Abrir uma empresa em Belo Horizonte: Conheça os principais negócios para investir no “novo normal”.

Como utilizar o planejamento sucessório para proteção patrimonial?

A elaboração de um planejamento sucessório é indispensável para assegurar a proteção de um patrimônio

Desta forma, além de reduzir o impacto tributário, o planejamento sucessório também assegura a proteção do patrimônio contra terceiros, organizando assim a estrutura familiar. Inclusive, ele também age na transmissão de bens por motivos de casamento.

Em grande parte das vezes, os familiares acabam se deparando com dificuldades no momento de proteger o patrimônio em casos de falecimento de um membro. A fim de lidar com um menor número de burocracias, é necessário ter em mãos um planejamento sucessório.

Quais as vantagens por trás do planejamento sucessório?

Quando os membros de uma família decidem elaborar um planejamento sucessório para proteção patrimonial, eles se deparam com uma série de vantagens. Confira a seguir alguns dos principais exemplos:

  • Redução da carga tributária;
  • Redução da burocracia;
  • Evita conflitos entre os herdeiros;
  • Planeja as despesas na transmissão de bens;
  • Realiza a divisão antecipada de bens;
  • Entre outros.

Em um eventual processo de sucessão, diversos bens são arrolados ao inventário, cada um com suas particularidades e avaliações. Se a família possuir uma empresa patrimonial que englobe os bens há de se falar apenas na transmissão das quotas de capital da empresa. 

A fim de ter em mãos um bom planejamento sucessório para proteção patrimonial, é fundamental contar com o suporte de profissionais especializados. É o que permite que ele seja elaborado de forma assertiva.

Caso esteja precisando do auxílio de um serviço contábil, conte com a CJF Contabilidade. Nós auxiliamos em todas as etapas da gestão empresarial e de um negócio. Dispomos de uma equipe de primeira, que  busca constantemente o aperfeiçoamento.

Portanto, entre em contato conosco e descubra como os nossos serviços podem te ajudar! Não perca a oportunidade também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos.
Leia também o nosso artigo: Contabilidade para médicos e clínicas médicas: conheça a importância de uma parceria especializada.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Mais Notícias

Entre em Contato