CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Como ocorre a tributação de holding e quais são as suas vantagens?

tributacao-de-holiding-vantagens

Diante de um cenário tributário complexo e que gera um alto custo para as empresas brasileiras, os empreendedores buscam por formas de economizar no pagamento de impostos. O que faz com que a tributação de holding surja como uma das principais alternativas.

Afinal de contas, um dos principais custos na gestão de uma empresa é o recolhimento dos seus impostos.

Logo, buscar por maneiras legais para reduzir este valor é de fundamental importância para aumentar os lucros de uma empresa. O que permite que os seus gestores façam novos investimentos.

A fim de ter uma maior economia tributária, uma das opções encontradas é a tributação de holding, que não acontece da mesma forma que nas empresas tradicionais.

Deste modo, a tributação de holding é uma alternativa que traz consigo uma série de benefícios tributários, como no recolhimento do Imposto de Renda, além de outras vantagens como no planejamento sucessório e blindagem patrimonial.

Portanto, que tal compreender melhor como reduzir a carga tributária por meio da constituição de uma holding? Continue a leitura deste artigo e aproveite para entender tudo que você precisa saber sobre este assunto!

Aproveite para aprender sobre o tema: Plano de negócios para clínicas médicas: saiba como desenvolver o seu.

O que é uma holding?

A palavra “Holding” vem do inglês “to hold” que, quando traduzido para o português, significa “manter”. Estamos falando de uma organização que, após aberta, os seus sócios possuem influência na gestão de empresas menores.

Uma Holding é uma sociedade que acaba participando na gestão de uma ou mais empresas, uma vez que ela detém os seus ativos, que podem ser:

  • Ações;
  • Títulos;
  • Imóveis;
  • Patentes;
  • Direitos autorais;
  • Marcas registradas;
  • Entre outros.

De início, a Holding sempre teve o objetivo de gerenciar os investimentos de outras empresas, tendo ou não o seu controle. No entanto, com o tempo e as mudanças de mercado, a sua constituição passou a ser acompanhada de outros intuitos.

Sendo que um dos principais diz respeito ao gerenciamento de um patrimônio. O que traz consigo alguns benefícios, como na elaboração do planejamento tributário e na redução da carga tributária imposta sobre a gestão da Holding.

Por que constituir uma Holding?

A constituição de uma Holding é regulamentada pela Lei das Sociedades Anônimas. Com isso, elas podem ser constituídas tanto no modelo Sociedade Anônima (SA), como também como uma Sociedade Limitada (LTDA).

Desta forma, quando falamos nas principais funções por trás de uma Holding, nós encontramos as seguintes:

  • Garantir o poder de controle de outras empresas;
  • Manter as ações de outras empresas de forma majoritária;
  • Possibilidade de investir em outras empresas com o propósito de realizar investimentos.

No momento de constituir uma Holding, é de fundamental importância que os seus sócios saibam quais são os seus principais objetivos. Sendo que eles passam desde o planejamento sucessório como também a economia tributária.

Sendo assim, que tal compreender melhor como funciona a tributação de holding? Continue a sua leitura e aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o pagamento de impostos na gestão de uma Holding.

Leia também o nosso artigo sobre o tema: Imposto de Renda 2021: Tire suas dúvidas sobre a declaração do IR.

Como funciona a tributação de Holding?

Uma das principais vantagens por trás da constituição de uma Holding é a economia tributária. Ou seja, os seus sócios acabam pagando uma menor quantidade de impostos, podendo assim aumentar os seus lucros.

A primeira vantagem tributária diz respeito ao Imposto de Renda. Por mais que as receitas obtidas por meio de aluguéis sejam tributadas com uma alíquota de 15%, o percentual acaba incidindo sobre a base de lucro de 32% do faturamento.

Desse modo, tal processo acontece somente se a locação de bens for integralizada no objeto social, o que faz com que o custo tributário no final seja de 4,8%.

Ainda na tributação de Holding, também é possível encontrar benefícios na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Com a incidência de uma alíquota de 9%, aplicada sobre os mesmos 32% da receita, resulta em um custo final de 2,88%.

Por fim, os sócios de uma Holding podem economizar no recolhimento da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Com isso, o primeiro possui uma alíquota de 0,65% que incide na receita bruta, de forma cumulativa, ou de 1,65%, em outros modelos. Agora, o segundo possui um percentual de 3%, quando cumulativo, e 7,6%, caso não seja feito dessa forma.

Portanto, é mais do que certo que a tributação de Holding se apresenta como uma das principais vantagens por trás deste modelo de sociedade. A sua constituição permite que os sócios possam recolher um valor inferior de impostos.

Conte com o suporte de um serviço especializado, como a CJF Contabilidade!

No momento de constituir uma Holding, é de fundamental importância contar com o suporte de um serviço especializado, como o de uma contabilidade. Afinal, os contadores podem se tornar parceiros de negócios na gestão empresarial.

A CJF Contabilidade é uma empresa que caminha lado a lado dos seus clientes em toda a jornada empreendedora.

Desta forma, os nossos contadores atuam em todas as etapas na gestão empresarial, o que começa no processo de constituição de uma Holding até o seu sucesso.

Por meio do uso de tecnologia de ponta, know-how consolidado e atentos às mais recentes mudanças legislativas e econômicas, ajudamos sua empresa a formular a melhor estratégia para se destacar no mercado.

Sendo assim, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos contribuir na tributação de Holding.

Você gostou do nosso conteúdo? Para continuar acompanhando, não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog! Leia também: Planejamento Tributário – 5 dicas de como fazê-lo com assertividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo